Programa do governo privilegia compra de produtos sustentáveis![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sybhMjUXohbILDgqnQxAJYTnrsukFTsWfEMuPCJI2AUUKCjxx-bMxyCsyEDz6QPdrUhlKNKBgvNoy4bqGlValS8zZshZzfg-x1Mre5saHcQywgawjMUTRNkPS58UiSO2xyRZfbBoRR2AG7_sE8S4k=s0-d)
As exigências vão ser incorporadas ao processo de compras públicas. Na decisão sobre a melhor proposta, o governo não levará mais em conta apenas o preço, mas os aspectos sustentáveis. Serão priorizados bens, serviços e produtos que apresentem reduzido impacto ambiental e elevada eficiência energética. Entre os produtos que deverão ser abrangidos no processo de compras estão computadores e equipamentos eletrônicos verdes, material de escritório feito de madeira certificada, papel reciclável, alimentos orgânicos eletricidade gerada a partir de energias renováveis.
De acordo com a secretaria, o programa do governo visa melhorar a qualidade do gasto público, realizando contratações mais efetivas, além de estimular a adoção de processos produtivos menos poluentes por parte do setor industrial, ajustando o mercado nacional à sustentabilidade. Apesar de serem mais caros, os produtos sustentáveis representam economia no longo prazo, porque reduzem os gastos do Estado com políticas de reparação de impactos ambientais, diminuem o consumo de energia e de materiais e incentivam o desenvolvimento econômico baseado em práticas socioambientais corretas. O Estado brasileiro é um grande consumidor de bens e serviços - responde entre 10% e 15% do Produto Interno Bruto (PIB). Fonte: Sociedade Sustentável |
Nenhum comentário:
Postar um comentário