Em 2008, o mundo da música foi surpreendido pela chegada triunfante de Lady GaGa, que arrebatou o pop nas paradas musicais com o hit Just Dance.
Hoje, Lady GaGa é um dos maiores fenômenos do pop atual, e vêm influenciando toda uma geração.
A fama de GaGa, no entanto, não provem apenas de sua voz. A cantora cativou o público através do visual surrealista-futurista de suas roupas - que a princípio remete à extravagância e ao exagero que caracterizou os anos 80, década na qual se consagrou a cantora Madonna, que causou talvez o mesmo impacto que Lady GaGa no universo do espetáculo.
O novo single de Lady GaGa é Telephone - faixa que conta com a participação da cantora Beyoncé, sua antecessora diva do pop, que diga-se de passagem vem se tornando muito mais uma aprendiz do que mestre. Para a gravação desse clipe, GaGa se junta a um dos maiores diretores do ramo - Jonas Ackerlund, famoso por ser inovador e ter gosto pela polêmica.
A prefência da cantora por Ackerlund não é mera coincidência. Visionário, o cineasta tem uma habilidade incrível de construção de imagem, prato perfeito para GaGa por em prática sua visão artística do pop.
Ackerlund se popularizou em tempos que o videoclipe era uma ferramenta essencial para lançar um artista, pois tinha como objetivo transmitir seu conceito para o público. Clipes como Smack My Bitch up, da banda inglêsa Prodigy, e Beautiful, de Christina Aguilera, ambos dirigidos por ele, ficaram consagrados na cena mundial e alavancaram as faixas desses artirstas no mercado, tornando-as hits de sucesso. Com Telephone não foi diferente: o vídeo teve uma repercussão tremenda na mídia, e tem sido acessado por milhões de pessoas através do Youtube.
O clipe de Telephone, roteirizado pela própria GaGa em conjunto com Jonas, explora ao extremo o conceito visual da cantora, fazendo uma alusão ao recente boato que surgiu nos tablóides sobre a própria ser transexual. Num presídio feminino, Lady GaGa aparece sendo violentamente despida por duas carcereiras, e em seguida, protagoniza cenas beijando mulheres másculas vestindo trajes tipicamente de homens.
Polêmicas a parte, Ackerlund cumpre bem a tarefa de transmitir a mensagem que a música pretende passar. Também dá continuidade a sua obra com GaGa, levando adiante a morbidez, o surrealismo e a extravagância característicos de seu último álbum - The Fame Monster.
Lady GaGa é mais que uma cantora. Ela é uma concepção, que tem feito a cabeça da geração atual. Com ela, o videoclipe - que já teve sua época auréa, mas até então parecia esgotado - volta a assumir um papel fundamental no campo da mídia, explorando ao máximo a imagem e todo o ideal que um artísta pretende vociferar. O clipe, por sua vez, deixa de ser um mero retrato de uma banda ou cantor, para retornar como peça fundamental para a construção e propagação de seu conceito artístico.
Fonte: www.youtube.com
Mais clipes do álbum The Fame Monster:
Clipe - Papparazzi
Clipe - Bad Romance
Por: Ana Luiza Macedo
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