1. Do objetivo
O Objetivo do trabalho é desenvolver no aluno uma capacidade de reconhecimento de tendências de mercado, através da prática de pesquisa. Ele deverá ser capaz de identificar comportamentos incipientes em segmentos de consumidores e perceber nisso o embrião de uma tendência. O comportamento deve ser analisado a fim de se definir a possibilidade de virar ou não moda.
2. Do tema de Pesquisa
Você está sendo convidado a treinar seu olhar para se tornar um coolhunting. Como essa não é uma profissão formal e seu objeto de pesquisa nunca é o mesmo, seu desafio neste trabalho é encontrar o que é cool unindo três coisas diferentes:
• Tecnologia
Entenda por tecnologia tudo aquilo que for moderno, que tiver um design inovador, que traga um novo conceito, inclusive na adoção de uma técnica produtiva.
• Conforto
Sentir-se bem, ter prazer, estar a vontade, obter maior facilidade no uso das coisas. Tudo o que é conveniente, simples, aconchegante. É atrás disso que estamos!
• Sustentabilidade
O mundo não é mais o mesmo e nossa forma de lidar com as transformações deve passar por comportamentos e atitudes sustentáveis. Como as pessoas estão fazendo isso?
3. Dos Grupos
O trabalho será realizado em grupos formados por no máximo 4 alunos. Cada grupo deve criar um nome fictício que o identifique. Todos os alunos devem obrigatoriamente desenvolver o trabalho em grupos. Não serão aceitos trabalhos individuais.
4. Da Proposta
Os grupos devem investigar e descobrir exemplos de como essas três dimensões funcionam juntas e como os consumidores incorporam elas no seu dia a dia, em seus comportamentos. Abra seus olhos para a junção dessas três palavras e mostre suas conclusões. Você é livre para escolher qualquer área do comportamento, ou seja, vale um sofá, um tênis, um condomínio, uma camisa, etc. O que importa é que este produto esteja sendo usado por alguém e que traduza as três dimensões solicitadas (tecnologia, conforto e sustentabilidade).
5. Do Trabalho
O trabalho será iniciado dia 5/03/2010.
A partir dessa data os grupos deverão publicar semanalmente pelo menos um post de sua pesquisa no blog da disciplina (http://trendsespm101.blogspot.com/), colocando lá seus achados e sua reflexão sobre suas pesquisas e materiais coletados. Você pode fazer quantos posts quiser, desde que seja pelo menos um por semana (ver cronograma de posts).
As postagens devem ser feitas até a quarta-feira posterior a aula. Por exemplo: a postagem da primeira semana deve ser realizada até quarta, dia 10.03.2010.
Vale qualquer coisa: fotos, reportagens, matérias, opiniões, entrevistas e filmes feitos por vocês com pessoas nas ruas, na faculdade, na festa, na praia. Os grupos são livres para encontrar produtos e comportamentos incipientes que apliquem os conceitos.
Ao final da disciplina todos os grupos deverão fazer uma análise dos seus próprios posts e entregar um relatório que aponte tendências a partir da pesquisa realizada durante a disciplina.
A nota dos posts corresponde 30% da P1 e 30% da P2. O grupo que não postar no limite do prazo será descontado em 50% da nota da semana. O grupo que não postar nada não receberá nota.
Cronograma dos posts:
Data Limite | Número do post |
10/3/2010 | 1 |
17/3/2010 | 2 |
24/3/2010 | 3 |
31/3/2010 | 4 |
7/4/2010 | 5 |
14/4/2010 | 6 |
22/4/2010 (quinta) | 7 |
28/4/2010 | 8 |
5/5/2010 | 9 |
12/5/2010 | 10 |
Para cada post crie um nome personalizado, indicando ao que ele se refere. Publique seu post com o seguinte nome (necessariamente):
• Coloque primeiro o número daquele post específico
• Em seguida coloque o nome do grupo
• Termine indicando o nome daquele post
o Ex: 1_hunters_camisa nike
Se o grupo fizer mais de um post na mesma semana, deverá indicar a numeração da seguinte maneira:
o Ex: 1.1_hunters_tênis
Isso indicará que o post corresponde a semana 1, do grupo hunters e fala sobre tênis, mas já não é o primeiro post.
A cada semana um membro diferente do grupo é responsável pelo post. Ele deverá assinar ao final do post, colocando seu nome completo. Assim, depois de nomear seu post, o grupo deverá publicar o material pesquisado, indicando a fonte e fazer uma análise desse material.
Análise do material pesquisado
Ao inserir o material pesquisado o grupo deverá analisá-lo. Esta análise deverá ter pelo menos 5 linhas e justificar a escolha do material, indicar a fonte de coleta do material (onde foi coletado) e explicar sua relação com o objetivo do trabalho.
Resumo do Conteúdo do Post
• Nome do post
• Material de pesquisa: arquivo, foto, reportagem, vídeo, etc coletado pelo grupo
• Fonte: indicação por extenso da origem do material coletado e a data
o se for uma foto tirada pelo grupo, colocar “Foto feita por João da Silva em 04.03.2010”
• Análise do material pesquisado: ver explicação a seguir
• Assinatura (nome completo e por extenso) do responsável pelo post
6. Do Relatório Final de Pesquisa:
O relatório será uma análise de todos os posts. Esse relatório deverá ter a seguinte estrutura
1. CAPA DE APRESENTAÇÃO, COM NOME DO GRUPO E NOME DE TODOS OS ALUNOS
2. ÍNDICE
3. INTRODUÇÃO: Apresente o tema do trabalho, nomeando a tendência que o grupo encontrou. É um resumo dos pontos mais importantes sobre do trabalho, dando uma visão geral da pesquisa. Descrever resumidamente qual a tendência encontrada, a quem ela se destina (público-alvo) e quais suas principais características. Diga como ela une as três dimensões solicitadas no trabalho. Destaque peculiaridades e características de sua tendência, falando sobre motivações para adoção. Deverá ter pelo menos 1 página. Vale 1 ponto do total do trabalho.
4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Como foi feita a pesquisa? Explique o trabalho do grupo passo a passo, falando sobre onde foram coletados os dados e quanto tempo isso demorou. Vale 1 ponto. Indique:
* Quais foram os métodos de pesquisa e coleta usados pelo grupo (entrevistas, vídeos, fotos, pesquisa na internet, etc.)?
* Quantas pessoas foram entrevistadas? Onde aconteceram estas entrevistas e quanto tempo elas duraram?
* Qual o perfil dos entrevistados (usar um quadro com idade, profissão/ocupação, bairro onde mora e nome; codinome)
* Como os entrevistados foram localizados?
* Quais dificuldades foram encontradas no campo?
5. PÚBLICO-ALVO: apresente o perfil do público alvo da sua tendência. Defina o segmento no qual ela surgiu a partir do perfil sócio-demográfico (idade, renda, escolaridade, classe) e comportamental. Destaque atitudes relacionadas ao segmento alvo, indicando o que eles fazem, onde vão, o que gostam, onde saem para festas e para lazer, quem são seus amigos, quais seus grupos de referência, família, amigos, etc. Vale 1 ponto.
6. DESK RESEARCH (RELATÓRIO DE DADOS SECUNDÁRIOS): mostre de forma resumida os dados secundários pesquisados pelo grupo, na forma de um texto. Você pode usar fotos, e o próprio material dos posts. A utilização de fotografias, trechos de entrevistas e de depoimentos podem ser usadas para reforçar a ideia que se deseja transmitir. Deve ter pelo menos 3 páginas e vale 1,5 pontos.
7. TENDÊNCIA: é a própria análise dos dados coletados na pesquisa. Indique quais macrotendências se aproximam da tendência apresentada. Dê um nome a sua tendência, explicando o que acontece nela, como ela se manifesta, de onde surge e par quem serve. É fundamental explicar a “trilha” seguida pelo grupo para chegar nesta tendência. Vale 2 pontos.
8. SUGESTÕES: indique como esta tendência pode ser usada no contexto de mercado. Para quais empresas ela serve e como pode ser comercializada. Apresente aqui as conclusões do grupo levando em conta as informações dos posts e o campo. O principal ponto aqui são as sugestões e recomendações do grupo. Vale 1,5 pontos
9. APÊNDICES: roteiros de entrevistas, de observação e do grupo de foco. Deve-se colocar aqui as transcrições e highlights do campo.
10. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO: Será analisada a capacidade explicativa do grupo, bem como a qualidade do material produzido. A interação do grupo e o domínio sobre o trabalho são fundamentais (Dica: treine antes de apresentar). Deverá ser entregue uma cópia impressa da apresentação para que a professora acompanhe. Vale 1 ponto.
11. PARTICIPAÇÃO E ENVOLVIMENTO DO GRUPO: O grupo deverá se envolver com o trabalho durante todo o período. O grupo que “aparecer” somente no final do período e for então desenvolver o trabalho terá sérios prejuízos na sua avaliação. Vale 1 ponto.
7. Das entregas e apresentações:
Todos os grupos entregarão o relatório no dia 21/mai/2010. O relatório deve ser entregue na versão impressa e digital. As entregas serão realizadas nas seguintes datas impreterivelmente.
A entrega da versão impressa deve ser feita em documento word, contendo as especificações todos os elementos decritos na seção 6, “Relatório”. O trabalho será entregue em versão impressa (relatório oficial) e apresentado em versão power point, que deverá resumir a apresentação dos principais resultados da pesquisa (versão gerencial).
Junto ao relatório final deverá ser entregue um CD ou pen drive contendo o relatório oficial, a versão gerencial e o relatório de campo.
No dia da apresentação o grupo deve fornecer uma cópia impressa da versão gerencial para que os analisadores acompanhem a apresentação.
Serão avaliados critérios como lay out dos documentos, fontes e figuras utilizadas, bem como a qualidade da editoração. Não será permitido a entrega de trabalhos individuais. Os trabalhos serão apresentados nos dias 21 e 28 de maio, conforme ordem a ser sorteada em sala de aula.
8. Da avaliação
Todos os membros do grupo serão avaliados de forma individual e em grupo. Serão avaliados aspectos como capacidade de explicação e análise do problema pesquisado, participação individual, capacidade de trabalho em grupo, profundidade da análise, relevância dos resultados.
Sugere-se que, para um ótimo atingimento dos objetivos da pesquisa, o grupo se organize de forma que TODOS os integrantes participem e contribuam em todas as fases da pesquisa.