Pesquisar este blog

Blog da Disciplina de Introdução a Análise de Tendências - ESPM Rio - 2010/1 Esta é uma ferramenta criada para que possamos nos comunicar e trocar experiências interessantes sobre coolhunting. O blog servirá como forma de conectar a turma e para que possamos expor nossas atividades e pesquisas.

quarta-feira, 31 de março de 2010

4.1_MEET_ Projetor de alta definição na palma da mão



A Texas Instruments revelou imagens do Pico, um projetor DLP (digital light processing) que mede apenas 3,3 cm e que pode tranquilamente caber num celular ou PDA. O Pico possui três feixes de laser e um chip capazes de projetar imagens em formato widescreen com qualidade de DVD. Quando chegar ao mercado sera um grande atrativo para os executivos, com seus Keynotes e Power Points, e dos cinéfilos, que poderão assistir a filmes aonde e quando quiserem.


Com o avanço tecnologico as empresas mostram que não há barreiras para seus produtos. Os projetores que antes eram considerados de dificil acesso parecem estar cada vez mais próximo do consumidor e nao soh em seu tamanho natural como em tamanho reduzido e sem preder a qualidade. Mais uma vez a simplicidade, felixibidade e ajuste ao meio se mostram presente no futuro tecnologico.



fonte: e-mail enviado pelo engenheiro de telecomunicações Carlos Augusto Bitencourt Correia.


Eduardo Correia



4.1_Innovators_Iate Sustentável



Este gigante iate sustentável , serve para inspirar a industria naval do mundo inteiro.
Ajuda a combater o aquecimento global. O iate é super ecológico.

O iate foi criado por dois empresários, tem uma alta tecnologia sustentável. Tem dois andares totalalizando uma area de 3400 metros quadrados. O iate tem 900 metro quadrados de placa solares para captam a energia do sol, para conseguir sustentar este gigante iate. É como se fosse uma ilha flutuante. Obviamente sua vista é maravilhosa.

Este iate é inovador e uma invenção diferente, pois é sustentável ajudando nosso ecosistema.

Fonte: http://www.reacaoambiental.com.br/?p=4628

Postado por Maria Martini Pereira
























4 - BlackBird - Cozinhas circulares


A CC Concepts foi a responsável pela criação da ideia da "original Circle ® kitchen" que poucos anos atrás recebeu o Reddot Design Award. Dispensando muitas explicações, uma vez que as fotos dizem quase tudo, trata-se de um conceito incrível de cozinhas supercompactas para uso residencial ou comercial. Com abertura de 180º ela é a famosa pequena notável. Seu espaço pra lá de reduzido consegue ser extremamente funcional e possui todos os equipamentos e acessórios necessários como fogão, refrigerador, micro-ondas, forno, lava-louças, etc, além de gavetas e armários. Perfeita para qualquer lugar, principalmente em pequenos apartamentos, lofts e ambientes descolados em geral, ela tem 3 opções de tamanho que variam principalmente na largura.

Fonte


Por: Jonas Jacques

4_ Uh!_ Design Sustentavel




A Fibra _ empresa de design sustentável

A Fibra busca o menor impacto ambiental em seus produtos, considerando sempre os aspectos sociais e econômicos de seu ciclo de vida. A comunicação é também parte fundamental do processo de criação, e todo projeto é encarado como um veículo de disseminação de conceitos de sustentabilidade. O estúdio oferece soluções completas em seus projetos: da concepção inicial ao produto final.


design: Fibra Design Sustentável
projeto de graduação de Bruno Temer
orientação: Roberto Verschleisser

Produto desenvolvido com base em conceitos de consumo consciente e desenvolvimento sustentável. Fabricada em laminado de bambu orgânico, ela acompanha o desenvolvimento natural da criança, contribuindo para a redução no uso de materiais e estimulando a consciência ambiental nos pequenos. Projeto premiado com troféu de prata na categoria Eco-design do prêmio IDEA Brasil, em 2009.

Projetos focados na relação do ser humano com o ambiente, considerando-se o layout e distribuição do espaço, mobiliário, sinalização, identidade visual, iluminação, sonorização, entre outros. No Design de Espaços, o uso de produtos sustentáveis proporciona ao usuário a experimentação sensorial dos conceitos do projeto, o que torna sua disseminação mais abrangente. O estúdio oferece soluções completas em seus projetos: da concepção inicial ao espaço final montado.


design: Fibra Design Sustentável + HABTO
cliente: Sebrae-RJ
produção: DBX Produções

Inspirado nas curvas do Rio, o Lounge VIP Sebrae-RJ na 2a. edição do Rio Fashion Week, um dos maiores eventos de moda do Brasil, procurou relacionar o design ao desenvolvimento de materiais sustentáveis.
Os convidades conferiram uma exposição de produtos com usos inovadores de materiais, além de uma mostra da Biblioteca Fibra de Materiais.

A Fibra oferece o serviço de desenvolvimento de produtos promocionais personalizados, de acordo com as necessidades e limite orçamentário informado pelo cliente. O estúdio atua em todo o processo em projetos desta natureza: desde o briefing inicial a produção e entrega final dos ecobrindes, e procura sempre utilizar materiais sustentáveis e envolver fornecedores solidários na produção.Além disso, a Fibra oferece em seu portifólio brindes produzidos pelo Grupo Eco e Rede Asta - duas das principais instituições nacionais que atuam na comercialização de produtos de economia solidária.

O design de materiais aproxima a engenharia de materiais ao design de produtos. A Fibra pesquisa e desenvolve novas matérias-primas, com objetivo final de levá-las ao mercado, seguindo uma metodologia própria e reconhecida, que segue as fases descritas ao lado. O estúdio atua tanto por encomenda quanto por demanda interna.

A Fibra dispõem de uma base de dados de produtos, materiais e tecnologias sustentáveis. Este conteúdo é utilizado na orientação a outros profissionais criativos (como arquitetos, designers, decoradores e artistas plásticos) que desejam aplicar conceitos de sustentabilidade em seus projetos.

A disseminação e troca de conhecimento é uma das melhores maneiras de gerar novas ideias, novos valores e mudanças de atitudes pessoais e coletivas. Com base nessa filosofia, a Fibra realiza palestras e workshops pelo Brasil abordando o papel do design na transformação da sociedade rumo a sustentabilidade. O estúdio atende também a demandas específicas, sejam elas acadêmicas ou corporativas.

Comentário: Pesquisando sobre sustentabilidade encontrei essa empresa de design com o principal foco em fazer projetos sustentáveis.No site da empresa tem o poritfolio , os cases e os clientes pra quem eles prestam serviço. Achei bem interessante e inovadora a proposta.


Fonte: http://www.fibradesign.net/portfolio/


4.1_Trendsters_Bambu

Foto por: Tomás Pinheiro

Essa semana tive a oportunidade de conferir a "oficina" de bambu da PUC-Rio.

Com o pressuposto de que inovações tecnológicas nem sempre têm a ver com complexidade, a PUC-Rio, em parceria com a Pittsburgh University (Pitt), aposta no projeto de Engenharia Sustentável, que vem crescendo internacionalmente nos últimos anos. O projeto, que engloba vários setores da Engenharia, tem como objetivo substituir matérias-primas convencionais pelas não-tradicionais, como bambu, argila (solo) e fibras.

Neste momento estavam desenvolvendo um tipo de cabana com, paredes de argila e estrutura de bambu.


Foto por: Tomás Pinheiro

Lá tambem ja foram desenvolvidos a primeira bicicleta de bambu do mundo, pelo hoje renomado designer Flavio Deslandes:


E também o primeiro carro motorizado de bambu:



Os alunos e professores disseram que acreditam que estão cada vez mais perto de dar um "salto enorme" com o a engenharia sustentável.

Comentário do Grupo:

Esse estudo se mostra cada vez mais necessário pois os materiais tradicionais como a madeira estão cada vez mais escassos e seu uso significa em desflorestamento. Com isso, o comportamento das pessoas está mudando e essas estão cada vez mais aceitando e procurando o uso de novas matérias-primas para construção, decoração etc. Hoje estamos vivenciando o boom dessas matérias primas, temos o bambu, a argila, as folhas de bananeiras, borrachas recicladas, tecidos reciclados etc.

Para quem quiser entender mais sobre o bambu e sua potencialidade recomendo a palestra do próprio Flavio Deslandes no TEDxSP:

TEDxSP 2009 - Flávio Deslandes from TEDxSP on Vimeo.



Ou se não da uma passada la PUC e bate um papo com a galera!

Por: Tomás de Andrade Ramos Pinheiro

4 - Trendster - Carregador de Energia Solar para ipod, celulares e blackberry

Leve e compacto o bastante para caber no seu bolso, esse carregador solar pode conectar-se em seu aparelho e recarregar-lo em 2 a 3 horas. Ele vem com os acessórios de adaptadores necessários e já está disponivel nas cores preto e branco. O carregador custa 89,99 dólares.
http://greatgreengadgets.com/gadgets/2009/07/11/soldius-solar-charger-for-ipod-cellphone-and-blackberry/

Achei bastante engenhoso e economico pois há uma consideravel diminuição no uso de energia elétrica substituido pela solar.

5 - Schones - Tendências no metrô


Ao procurar tendências na rua, encontramos este rapaz que chamava bastante atenção no metrô do Rio de Janeiro. O nome dele é Erick Machado, produtor de festas alternativas cariocas aos 26 anos. É vegetariano e não dispensa seu Ipod ao sair de casa.


Achamos interessantes a forma com que ele se vestia, pois condiz exatamente com que Faith Poporn dizia sobre infantilização, com a sua blusa com desenhos infantis. Consideramos ele uma pessoa estilosa, mas sem forçar muito para isso, fazendo parte de sua personalidade. Seus óculos com um modelo tradicional aviador também é bastante interessante, visto que normalmente é usado como óculos escuros e não de grau. Seu grande aliado, que é o aparelho de som Ipod, ele nunca deixa de usar e levar aos lugares, o que mostra que Erick está por dentro da tecnologia. E a sustentabilidade está representada por seu estilo de levar a vida sendo vegetariano. Suas tatuagens coloridas e grandes chamam são muito chamativas, o que o faz ser diferente das pessoas comuns.


Camila Ibrahim Mohamed

terça-feira, 30 de março de 2010

4_PJFnews_Fontes de combustíves alternativas


Flex mesmo é este aí. É só colocar 45 litros de água que ele roda tanto quanto um carro comum com 40 litros de gasolina no tanque. E sem emitir poluentes. Na verdade, trata-se de um carro a hidrogênio – coisa que já existe há décadas. Só que este é o primeiro capaz de tirar esse combustível direto das moléculas de H2O. Ninguém tinha feito isso antes porque separar o H (hidrogênio) do O (oxigênio) é uma tarefa dura. Gasta-se mais energia para romper esse casamento atômico do que se ganha depois queimando o hidrogênio. Então nunca valeu a pena. Mas agora um grupo de engenheiros mecânicos da Universidade de Minnesota (EUA) descobriu um jeito de fazer isso praticamente sem gastar energia. O segredo é pôr a água para reagir com um elemento químico chamado boro dentro do carro. Esse mineral tem o poder de quebrar o H2O, liberando hidrogênio puro a partir da água que você põe no tanque. O boro até que se desgasta rápido. "Mas pode ser reciclado infinitas vezes e voltar para o carro", diz Tareq Abu-Hamed, líder do grupo que desenvolve o projeto. Esse sistema ainda está em testes. Mas já tem gente se preparando para ele. O governo da Turquia, por exemplo. O país é dono de 64% das reservas mundiais de boro e, quando soube dessa tecnologia, avisou que não vai mais privatizar suas minas.

1. A água vai do tanque para um reservatório cheio de boro em pó. Esse elemento tem a capacidade natural de "sugar" o oxigênio da água, deixando a molécula de H2O sem o O.

2. O hidrogênio puro (H2) vai para o motor, onde pode ser queimado como se fosse gasolina ou virar fonte de energia elétrica – depende do tipo de propulsor a hidrogênio que o carro tiver.

3. Dentro do motor, o hidrogênio se combina com o oxigênio do ar – é assim que ele produz energia. E pronto: temos H2O de novo. Então a única coisa que sai do escapamento é vapor d’água.

4. Mas o boro não faz seu trabalho de graça. Conforme vai tragando oxigênio da água, ele se transforma em outra coisa: o inútil óxido de boro. Na produção de hidrogênio, cada 45 litros de água consome 18 quilos do minério.

5. Para manter seu carro a água andando, então, você precisaria trocar o óxido por uma carga de boro zerado de tempos em tempos. O bom é que dá para obter isso a partir do óxido mesmo. É só reciclar a sobra numa usina (veja abaixo).

Reciclando e andando

Um simples processo químico é suficiente para quebrar o óxido (feito de átomos de boro e oxigênio grudados). O oxigênio liberado vai para o ar. E o boro volta para o carro. As usinas precisariam de energia para fazer essa reciclagem – mas não de petróleo. Fontes limpas, como hidrelétricas ou painéis solares, dariam conta do recado.

Fonte: http://super.abril.com.br/superarquivo/2006/conteudo_472608.shtml

COMENTÁRIO:Num mundo onde um combustível não renovável e poluente como o petróleo que comanda a economia e os meios de trasporte e consequentemente nossas vidas , nada mais natural do que buscar uma fonte de energia alternativa. Este é o caso da matéria apresentada onde o petroleo é substituído pelo Boro e a água consegue mover um carro como a mesma eficiência que o petróleo.

GRUPO:Natália, João Herique, Fabiana, Paula(PJF NEWS)
Postado Por: Natália Machado

4_Innovators_De volta à Era dos Clipes

Em 2008, o mundo da música foi surpreendido pela chegada triunfante de Lady GaGa, que arrebatou o pop nas paradas musicais com o hit Just Dance.
Hoje, Lady GaGa é um dos maiores fenômenos do pop atual, e vêm influenciando toda uma geração.

A fama de GaGa, no entanto, não provem apenas de sua voz. A cantora cativou o público através do visual surrealista-futurista de suas roupas - que a princípio remete à extravagância e ao exagero que caracterizou os anos 80, década na qual se consagrou a cantora Madonna, que causou talvez o mesmo impacto que Lady GaGa no universo do espetáculo.



O novo single de Lady GaGa é Telephone - faixa que conta com a participação da cantora Beyoncé, sua antecessora diva do pop, que diga-se de passagem vem se tornando muito mais uma aprendiz do que mestre. Para a gravação desse clipe, GaGa se junta a um dos maiores diretores do ramo - Jonas Ackerlund, famoso por ser inovador e ter gosto pela polêmica.
A prefência da cantora por Ackerlund não é mera coincidência. Visionário, o cineasta tem uma habilidade incrível de construção de imagem, prato perfeito para GaGa por em prática sua visão artística do pop.
Ackerlund se popularizou em tempos que o videoclipe era uma ferramenta essencial para lançar um artista, pois tinha como objetivo transmitir seu conceito para o público. Clipes como Smack My Bitch up, da banda inglêsa Prodigy, e Beautiful, de Christina Aguilera, ambos dirigidos por ele, ficaram consagrados na cena mundial e alavancaram as faixas desses artirstas no mercado, tornando-as hits de sucesso. Com Telephone não foi diferente: o vídeo teve uma repercussão tremenda na mídia, e tem sido acessado por milhões de pessoas através do Youtube.

O clipe de Telephone, roteirizado pela própria GaGa em conjunto com Jonas, explora ao extremo o conceito visual da cantora, fazendo uma alusão ao recente boato que surgiu nos tablóides sobre a própria ser transexual. Num presídio feminino, Lady GaGa aparece sendo violentamente despida por duas carcereiras, e em seguida, protagoniza cenas beijando mulheres másculas vestindo trajes tipicamente de homens.
Polêmicas a parte, Ackerlund cumpre bem a tarefa de transmitir a mensagem que a música pretende passar. Também dá continuidade a sua obra com GaGa, levando adiante a morbidez, o surrealismo e a extravagância característicos de seu último álbum - The Fame Monster.

Lady GaGa é mais que uma cantora. Ela é uma concepção, que tem feito a cabeça da geração atual. Com ela, o videoclipe - que já teve sua época auréa, mas até então parecia esgotado - volta a assumir um papel fundamental no campo da mídia, explorando ao máximo a imagem e todo o ideal que um artísta pretende vociferar. O clipe, por sua vez, deixa de ser um mero retrato de uma banda ou cantor, para retornar como peça fundamental para a construção e propagação de seu conceito artístico.

Fonte: www.youtube.com

Mais clipes do álbum The Fame Monster:
Clipe - Papparazzi
Clipe - Bad Romance



Por: Ana Luiza Macedo

4_Ramanashed ( ex-Judaria )_Playstation Move Motion Controller

O comando Arc já não é Arc mas Move. Diga-se que o novo e definitivo nome do motion controller da PS3 é mais sugestivo do que o anterior e provisório.

Contudo, o nome não é o centro das atenções mas o comando, ou melhor, os comandos em si. Move será um conjunto de dois comandos ou, como a Sony se refere aos mesmos, um comando e um sub-comando. A companhia japonesa promete que não será um acessório apenas para atrair a audiência casual mas que servirá também para oferecer uma nova experiência aos core gamers.

Os comandos pesam quase o mesmo que o DualShock3, têm baterias recarregáveis e vibração, embora não tão acentuada como a do comando sixaxis. A precisão gabada durante a E3 e os últimos meses parece corresponder à verdade, diz quem já teve a oportunidade de experimentar o Move.

Prometido para Outubro, Move já tem anúncio com o típico slogan It only does!

Nós do Ramanashed achamos essa reportagem muito interessante, apesar de não ser algo inovador, já que o WII da nintendo foi quem lanço esse estilo de jogo, no qual você interage com o jogo!! o WII só fazia jogos com temas animados, já o playstation vem com jogos mais reais! o mais interessantes deste controle e a interação que o jogador tem com jogo! apesar de video game ser algo de pessoas sedentárias, essas novas tendências estão mudando esta visão de sedentarismo dos vídeo games, e tornando cada vez mais reais os jogos. uma significante mudança no mundo virtual!

Fonte:http://us.playstation.com/ps3/accessories/scph-98060.html

Video introdução: http://www.youtube.com/watch?v=s9ybHddDMgM

Postado por : Ricardo Sanchez






Obs: Judaria. Significado
Judaria s.f.3.fig. Ato de zombar de alguém; chacota; judiação, zombaria 4. fig. Ato de maltratar alguém, física ou moralmente; judiação. etim judia + ária judiaria1. ( fonte: Dicionario Houaiss).

4.2_FAB_Nova TV da LG em Estilo Retro!



Volte no tempo com a a nova televisão em estilo retro da LG. A LG Serie 1 não é retro só no design e usa um tubo de raios catódicos CRT com tela 4:3 de 14 polegadas.

A LG Serie 1 vem também com antenas duplas e pés cromados removíveis com visual dos anos 50. Os botões para controlar volume e mudar de canal também foram feitos em estilo antigo.

Mas nem tudo é antigo na LG Serie 1, que vem equipada com tuner digital, entrada de vídeo composto e controle remoto sem fio.

A televisão LG Serie 1 vem também com um botão que deixa a imagem preto e branco, sépia ou colorida. A TV retro da LG está disponível duas cores diferentes: laranja e marrom.

A LG Serie 1 vai ser vendida apenas na Coréia do Sul por KRW$249.000 (R$392).


Fonte: http://tc-tecnolology.blogspot.com/2010/02/nova-tv-da-lg-em-estilo-retro.html


Comentário:


Como podemos ver as empresas tentam de toda maneira atingir os anseios de seus consumidores, e com a LG não é diferente. Ela lança essa série 1 buscando integrar o moderno com uma "roupagem" antiga, para agradar ao consumidor que gostava do design antigo e/ou é um aficcionado por coisas que reúnem o conceito moderno retrô.


Grupo: Alexia Souza e Bruno Esquitine


Postado por: Bruno Esquitine


4.1_FAB_Adolescentes, jovens e adultos em redes sociais



Depois de publicar o resultado do perfil e hábitos dos brasileiros nas redes sociais, é hora de comentar o perfil geral de usuários de redes e blogs.

De acordo com um estudo da Pew Internet & American Life Project, intitulado Social Media and Young Adults, os usuários dos blogs não são mais os adolescentes e jovens, e sim, internautas acima de 30 anos.

Em 2006 o porcentual de adolescentes que tinham um blog era de 28%; em 2009, ano da última pesquisa, foi de 14%, ou seja, metade. A interação deles com este tipo de site também diminuiu, 52% dos usuários de redes social dessa faixa etária disseram publicar comentários em blogs de amigos, queda de 24%.

Por outro lado, os adultos com 30 anos ou mais têm demonstrado interesse crescente por blogs. Em 2007, 7% deles disseram ter um blog, número que subiu para 11% em 2009.

Outros dados

Já a adesão e participação ativa em redes sociais é algo que cresce tanto no público adolescente, quanto entre jovens e adultos.

73% dos adolescentes americanos usam sites dessa categoria, contra 55% em 2006. Entre os adultos, o uso de redes sociais é admitido por 47%, em 2008, o índice era de 37%.

Porém, mesmo dentro das redes sociais é possível identificar as que te perfil mais jovem.

O MySpace é formado por jovens, 66% deles têm perfil no serviço, enquanto adultos com 30 anos preferem o Facebook, 75%.

Apenas 8% dos adolescentes entre 12 e 17 anos usam o Twitter. Ainda é possível dividir em gêneros os usuários da rede, 13% das meninas entre 14 e 17 anos usam o Twitter, ante 7% dos meninos da mesma faixa.

Entre os adultos, a faixa etária que mais usa o Twitter é a entre 18 e 24 anos, 37%, seguida dos que ficam entre 25 e 29 anos, 25%.

Fonte:http://www.itconline.com.br/technowledge/2010/02/08/adolescentes-jovens-e-adultos-em-redes-sociais/

Comentário:

Como podemos ver um mercado que antes era dominado apenas pelo público jovem agora atinge os mais variados e vem mudando o seu perfil para um público mais maduro. As pessoas começaram a notar que as redes sociais podem agregar e ser material de divulgação e/ou promoção pessoal, tanto que muitas pessoas modificaram como eram a sua exposição na internet, pois diversas empresas em processos seletivos buscavam o candidato nas redes socias buscando obter maiores informações sobre eles.

Grupo: Alexia Souza e Bruno Esquitine

Postado por: Bruno Esquitine

4_FAB_Lixo eletrônico ganha nova vida como "joia"


Placas de circuitos queimadas, restos de aparelhos eletrônicos e chips velhos. Tudo isso ganhou um novo destino nas mãos de designers de acessórios, que criaram verdadeiras joias com os materiais reutilizados. Com o tema “Joias Recicladas: Artistas Descobrem o Brilho Escondido dos Descartados”, as criações ganharam espaço em uma exposição e reacendem uma questão: “acessórios reciclados – moda 'usável' ou apenas conceito”?

Perguntas a parte, o fato é que os materiais utilizados pelo grupo contém metais preciosos mesmo, como o cobre, prata e até mesmo ouro, e que pareciam precisar apenas de um "toque de moda" para mostrarem sua beleza versátil e pular fora do rótulo de "lixo eletrônico"

De brincos e broches em modelos clássicos até a uma cueca integralmente feita com placas de circuito queimadas, as “obras de arte” confeccionadas por Christine Dhein, David Casella, Emiko Oye, Reed Easley, Aimee Golant, Kelly Nedderman, Christoph Koch e Shana Astrachan chamam atenção, não só pela criatividade, como também pela reutilização de materiais que poderiam ser descartados no meio ambiente.

Mostrando que é possível criar com o que parecia inútil, os artistas buscaram inspiração na moda, no design e no conceito e prática do 3 R’s, reduzindo a necessidade de adquirir novos materiais para criar produtos, dando uma nova utilização para o “lixo” e colocando de volta ao ciclo de consumo peças velhas.

Apesar do potencial inventivo apresentado nas criações, a linha tênue que separa o conceitual do usável parece ficar em evidência em algumas das peças, afinal, uma cueca de circuitos reutilizados ainda está longe de ser algo confortável e bem aceito pelo público – fator determinante para a absorção de produtos reciclados.

Ainda assim, as construções são uma mostra das práticas sustentáveis e de como ampliando os conceitos podemos dar origem a infinitas possibilidades da sociedade caminhar em equilíbrio com o meio ambiente.

Para mais fotos: http://www.flickr.com/photos/26065322@N08/sets/72157608330761407/

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/aparelhos-eletronicos-descartados-ganham-nova-vida

Comentário:

O mundo nos apresenta as mais diversas opções para que possamos criar, inventar, inovar, melhorar e traçar novos rumos. Esse projeto nos demonstra que as vezes pensamos de maneira pouco abrangente, temos que ampliar a nossa visão. A vida no planeta já está muito sobrecarregada das mais diversas formas de lixo, placas de computador, peças de metais, entre outros que teriam destino certo, o lixo, podem ganhar nova vida, e para que isso aconteça temos que estar sempre atentos em como mudar e querer mudar.

Grupo: Alexia Souza e Bruno Esquitine

Postado por: Bruno Esquitine