Blog da Disciplina de Introdução a Análise de Tendências - ESPM Rio - 2010/1 Esta é uma ferramenta criada para que possamos nos comunicar e trocar experiências interessantes sobre coolhunting. O blog servirá como forma de conectar a turma e para que possamos expor nossas atividades e pesquisas.
quinta-feira, 29 de abril de 2010
8_PDA_Mercado dos Arcos VI
MERCADO DOS ARCOS VI
A sustentabilidade e opções gratuitas de entretenimento continuam sendo marcas registradas do Mercado dos Arcos, que chega a sua sexta edição no dia 28 de fevereiro (domingo), na Praça dos Arcos, na Lapa.
Quem visitar a edição pós-Carnaval do Mercado dos Arcos poderá, além de comprar produtos sustentáveis e orgânicos, participar de uma oficina com a renomada designer Mana Bernardes e assistir aos shows musicais da banda Galocantô e do cantor e compositor Rogê.
As crianças também contam com programação especial: uma oficina de malabares com um espetáculo surpresa no final.
- Sustentável
Disponível ao público das 14h às 19h. Nas barracas de artigos orgânicos filiadas à ABIO – Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro -, os visitantes encontram verduras, legumes, frutas, laticínios de cabra, ervas aromáticas e medicinais, doces, geléias e biscoitos livres de produtos químicos.
Também estará presente a Rede Asta, rede de venda direta de produtos de economia solidária formada por 32 grupos que produzem mais de 150 objetos diferentes, de alta qualidade e bom gosto, com valores a partir de R$ 7. Ao todo, 672 artesãos são beneficiados diretamente.
- O Projeto
O Mercado dos Arcos tem como proposta promover a ocupação diurna da Lapa, aos domingos. O projeto está alinhado com o LAPA LEGAL da Prefeitura da cidade, que pretende promover o ordenamento urbano e as potencialidades do bairro.
Com realização da SRCOM, o Mercado dos Arcos conta com patrocínio da Claro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, via Secretaria Estadual de Cultura (Lei de Incentivo à Cultura) e parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, via Secretaria Municipal de Cultura.
- Comentário: O projeto Mercado dos Arcos tem como principal objetivo a revitalização do bairro da Lapa, afim de que as pessoas, não só turistas, mas também a população fluminense freqüente o local no período diurno dos finais de semana, principalmente aos domingos. Este tipo de programa, que se baseia na "revitalização sustentável" de áreas antigas e históricas de cidades já se tornou uma tendência, não só no Brasil, como também no exterior, como por exemplo em Belém do Pará e Buenos Aires, capital argentina, onde seus governos reformaram suas áreas portuárias introduzindo atrativos com a intenção de trazer pessoas para freqüentar estes locais. Com isso, podemos dizer que com este projeto uma nova tendência foi inventada, onde as pessoas passam a ver estas áreas revitalizadas como pontos turísticos e passam a freqüentá-las.
POSTADO POR THOMÁS LIMA TRINDADE
8.1 - Uh! - Literatura independente
Estamos na era da web 2.0 e ascensão dos ipads, ebooks, digital readers e multimedia readers. No meio de tanta tecnologia e muitas vezes interagindo com elas, os literários independentes estão soltos nas ruas. São na maioria jovens entre 18 e 25 anos de classe média, que publicam suas criações com o próprio dinheiro ou em "parceria" com alguma loja de xerox(fotocópia) ou gráfica e saem nas ruas - em geral perto dos centros culturais - para divulgá-las. Pelas obras, combram o quanto o leitor achar que vale. Com essa venda e publicação independente acabam sempre tendo uma ótima relação com seus leitores, já que disponibilizam em cada folhetim seu email e blog.
Este aí da foto é Louis Alien que estava hoje divulgando sua obra no centro da cidade, próximo ao CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). O folhetim que ele distribui e está na foto também, tem como título "O dia depois de ontem - os pés pelas mãos".
Postado por: Sasha Souza
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Feira Rio Antigo |
Marina Cunha 27.04.2010 |
A Feira, realizada pelo Polo Empresarial do Centro, oNovo Rio Antigo, tranforma a Lavradio e adjacências num grande mercado ao ar livre, com exposição e venda de antiguidades, objetos raros e curiosos, artesanatos, livros, discos, moda e muita coisa interessante. Além disso, os bares e restaurantes colocam suas mesas na rua, num ambiente de descontração e muita alegria, fazendo um sábado diferente e agradável. A Feira Criada há 12 anos, quando toda área do centro antigo e Lapa estava em situação decadente, a Feira Rio Antigo na Rua do Lavradio é considerada um dos fatores que incentivaram o início da revitalização da região. A Feira é um evento turístico cultural tradicional de grande sucesso na cidade e acontece todo primeiro sábado do mês, a partir das 10 a.m. A Rua do Lavradio, a primeira residencial da cidade, e as adjacentes Rua do Senado e do resende ganham um clima especial com antiquários, expositores, bares e restaurantes locais com objetos, barracas, mesas e cadeiras ao ar livre criando um ambiente de festa. Comentário: Uma visita à Feira do Rio Antigo é também a ocasião apropriada para apreciar a beleza das fachadas assobradadas de arquitetura neo-clássica. A feira propriamente dita é organizada pela Associação dos Antigos Comerciantes do Centro do Rio com apoio da Subprefeitura do Centro e acontece todos os primeiros sábados de cada mês a céu aberto, ocupando toda a extensão da rua do Lavradio. |
8 - Uh! - Como customizar, reutilizar e personalizar sua casa
Seguindo essa tendência, lojas de departamento como a Tok&Stok e a Ikea lançaram linhas de móveis clássicos e românticos, e principalmente acessíveis aos diversos níveis de consumidores que desejam aderir a esse look. As duas marcas têm linhas de produtos inteiramente de materias reciclados como algodão eco-friendly e madeira reflorestada. Mesmo assim, a Ikea não parou por ai; a loja ainda mantem programas de assistência de agricultura familiar - de algodão - na Índia e no Pasquistão.
Também é possível achar sites da internet que ensinam como mudar a cara de uma velha poltrona – desde como mudar o estofado de maneira simples ou criar um visual “velho” a peça. Ótimos exemplos são o DoItYouself.com, que posta videos explicativos sobre qualquer tipo de mudança que queira fazer em sua casa; e o Make-Stuff.com, que vende suas técnicas de decoração.
Fontes: Ikea.com
Tokstok.com.br
A iniciativa dessas grandes lojas de departamento de incentivar o uso consiente de materias e produtos é louvável. Principalmente a noção de que o problema não está apenas nos centros urbanos, mas em outras áreas e países. Além disso, parcebe-se uma tendência de ruralização e uma visão voltada para a comunidade local.
8_Ramanashed (ex-Judaria)_7 congresso nacional de gestao corporativa
O evento tem por objetivo compartilhar as principais tendências, perspectivas e cenários da gestão corporativa no Brasil. Entre os palestrantes, além do diretor da Nasajon, estão o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o diretor de comunicação da Associação Brasileira de Franchising, Erick Vils.
Destinado a empresários, presidentes, executivos, investidores e líderes, o congresso promove a troca de experiências no universo corporativo.
Clientes e parceiros da Nasajon têm 20% de desconto na inscrição para o evento, desde que coloquem a informação “sou cliente da Nasajon” no campo de observações da ficha de inscrição. Clientes de outros estados têm condições especiais para passagens aéreas, conforme parceria estabelecida pelos organizadores com companhia de aviação.
Para fazer a inscrição, ver a programação completa, bem como saber valor do investimento, clique aqui e acesse o site oficial.
Marcadores: Claudio Nasajon, Congresso Nacional de Gestão Corporativa, Corp Management, Eduardo Paes, Rio de Janeiro, tendências da tecnologia
Este e uma otima oportunidade de se manter informado e atualizado das sobre as tendencias quem estao chegando no mercado, como nosso curso e de adm tem tudo a ver com o que nos estamos esperando do curso e serve tambem para nos dar uma ideia mais completa do que é o nosso curso!
Postado Por: Ricardo da Costa Sanchez
Fonte: http://www.nasajon.com.br/blog/index.php/tag/tendencias-da-tecnologia/
Devido à queda do café, as fazendas que o produziam foram abandonadas, e como a maioria era construída com madeira, muito desse material ficou sem uso. Sendo assim, alguns arquitetos aproveitram a idéia e criaram móveis com essa madeira de demolição, o que da um ar "vintage" aos objetos.
8_Innovators_Casas de Show (Tendência na Lapa)
8_PJFnews_Asa Braca de cara nova!
Anteriormente no bairro da Lapa a casa de show e eventos Asa Branca era utilizada para bailes de meia idade onde os principais sons eram o forró, gafieira, samba e salsa.
Porém um grupo chamado Anequila, composto por jovens produtores começou a desenvolver uma estratégia de evento totalmente diferenciada e inovadora, onde o público passou a ser coposto por jovens alternativos e os sons predominantes passaram a ser o pop,rock e indie.
Com esta nova prposta os dj’s da festa fazem várias mixagens modernas e dançantes com seu mac’s, contam com uma equipe de fotógrafos Party Buster, que é inspirado no site americano last nights party e ainda disponibilizam em uma de suas festas cascata de chocolate liberada para os pagantes, o que enfatiza a festa como algo extremamente exclusivo e inovador.
O espaço Asa branca ainda possui um segundo andar extremamnete confortável que é totalmente redecorado pelos produtores na data do evento e que serve como lobby de descanso para os convidados.
Comentário:
Graças a festas como essa, a Lapa passou a ser habitada por diversos públicos inclusive o alternativo, que por ser muito seletivo costumava frequentar a zona sul em massa mas que agora começoua a frequantar mais outros pontos da cidade como a Lapa, pois cada vez mais os produtores buscam inovar e diversificar o local dos acontecimentos.
Fonte: http://www.partybusters.org/
Postado por: Natália Machado.
Pjfnew- Natália Machado, Fabiana, João Henrique.
8_FAB_ADCALATOR: Tecnologia de ponta para a propaganda em mídia multifuncional.
Pesquisando algumas novas tendências, achei em meio algo muito interessante na área digital: o ADACALATOR.
O ADCALATOR é uma avançada tecnologia para a propaganda de mídia funcional que pode ser instalado em escadas-rolante e/ou em esteiras em movimento.
Esse produto tem um diferencial fantástico: é a função de dedetizar as bactérias encontradas nos corrimãos, e assim, ele consegue cuidar da saúde pública e previne contra doenças contagiosas a partir do toque. Sensacional não é? E ainda assim, ele possui várias vantagens na linha de sistemas ON e OFF, e pode ser adaptado a qualquer tipo de Tecnologia de Informação.
O ADCALATOR já está funcionando em vários lugares do mundo, como: São Paulo, Chicago, Tokyo, Seul, México.
Aqui, é o ADCALATOR instalado em SP.
Já existem pessoas que instalam esse produto aqui no Brasil. Demora apenas 1h e 30 mins para ser instalado.
Comentário:
Primeiro, fiquei interessada no nome. Meio estranho, né? Mas logo, vi o por que: ADCALATOR que é: Advanced Advertisement Media.
Já que estamos em tempos de gripe e de doenças contagiosas, vale a pena observar a funcionalidade da dedetização de bactérias nos corrimãos das escadas-rolante através das lâmpadas de raios UV. Além de conseguir prevenir, ajudar a saúde-pública, serve como um tipo de entretenimento. Consegue atrair a atenção das pessoas e fazer com que elas acreditem que nã é só mais uma forma de propaganda, e sim, uma forma de elas ficarem mais seguras com lugares públicos.
Ainda não vi nenhum ADCALATOR aqui no Rio, mas logo essa mania vai pegar! Também, o produto é sensacional.
E lógico que tinha que ser uma invenção dos Japoneses!
Postado por: Alexia Souza
8 - Blackbird - Hugo Chavéz no Twitter.
Presidente da Venezuela ainda não postou primeiro tweet.
Perfil @chavezcandanga já tem mais de 4 mil seguidores.
(Foto: David Mercado/Reuters)
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, já tem uma conta no Twitter e pode escrever a qualquer momento sua primeira mensagem sob o apelido @chavezcandanga, informou nesta terça-feira (27) o ministro de Obras Públicas, Diosdado Cabello.
“Camaradas: @chavezcandanga já está reservada, e logo teremos mensagens por esse canal de nosso comandante”, anunciou Cabello.
A conta do presidente venezuelano, que há pouco mais de um mês anunciou que teria sua própria “trincheira na internet”, já ultrapassa os 4 mil seguidores, apesar de Chávez não ter escrito nenhuma mensagem até agora.
Na segunda-feira (26), Cabello informou em uma coletiva de imprensa que o governo venezuelano vai “tomar de assalto” as redes sociais e todos os membros do partido oficial terão uma conta no Twitter.
O nome de usuário selecionado para Chávez é uma combinação do sobrenome do presidente com a palavra “candanga”, que na Venezuela é utilizada para se referir a uma pessoa muito travessa ou explosiva.
Em março, Chávez anunciou que teria sua própria página na internet para ser um “ativista cibernético” e defender sua revolução na web, mas o projeto ainda não se concretizou.
“Se eu pudesse teria um computador, uma página e me comunicaria com milhões, não apenas na Venezuela, mas no mundo. Vou mandar muita informação por aí. Vai ser um bombardeio”, disse o presidente na ocasião.
Chávez, um presidente criticado pela oposição por governar pela televisão, usa quase diariamente a TV, o rádio e alguns meios escritos para se aproximar dos venezuelanos.
Mas a internet é uma ferramenta bastante inexplorada por seu governo, num país onde 30% dos 27 milhões de habitantes têm acesso à rede.
---------------------------
Estava navegando na internet, quando vi esta noticia e achei bem interessante. Nela mostra Hugo Chavez, ditador totalmente contra o capitalismo e os EUA e que a um certo tempo atras nunca que daria o braço a torcer passando a usar a internet, aderindo a tendência de usar o Twitter para espalhar noticias e fazer pequenos discursos. Isso mostra que essa tendência esta rompendo barreiras.
6_PDA_CONSUMO_DESCARTÁVEL
Enquanto andávamos pelo centro da cidade, depois de algumas voltas chegamos a uma conclusão de que outra tendência muito ascendente em relação aos consumidores é de cada vez mais buscar produtos baratíssimos, logo descartáveis. A cada esquina, beco, e recuo encontrávamos um camelô vendendo itens com preços banais. Por incrível que pareça os itens variavam de peças de vestuário por R$ 5,00 reais até copias do DVD do filme Avatar incluindo os óculos 3D por apenas R$ 15,00 reais. Desse modo incorreto de obter lucros os vendedores ambulantes conhecidos como camelôs conseguem atrair um público que mesmo sabendo que aquele objeto não é de qualidade acabam comprando pelo simples fato de ser muito acessível e de que seria para uso descartável. Infelizmente essa tendência contribui para a poluição, uma vez que usado o objeto perde seu mero “valor” e é jogado fora ou deixado de lado.
Obs: Não tem fonte pois encontramos a tendência pela cidade, enquanto faziamos o post da semana passada.
8 - Schones - Cartão Postal Sustentavel
Na onda da consciência ambiental, a moda é enviar um post- garden. O cartao postal vem com sementes dentro para você cultivar um mini jardim. Basta abrir a o postal, colocar um pouco de água e esperar alguns dias até que as plantas comecem a brotar.
comentário : Simplesmente sensasional!!!.Já que o homem vem destruindo a natureza ao seu redor sistemáticamente,a idéia de mandar um postal onde sem precisar imediatamente de vaso ou outro recipiente basta molhar e ter um início de jardim na sua casa .Além de muito prático, muito criativo.
por natasha costa
8 - Trendsters - Casa Contâiner
segunda-feira, 26 de abril de 2010
5_PDA_ASFALTO VERDE
sexta-feira, 23 de abril de 2010
_Panteras Digitais_ Fashion Sustentavel
Procurando o post dessa semana, encontrei em uma feirinha no centro da cidade, a tendência ideal tanto para o que havia sido pedido pela professora, quanto para o que o ''mundo pede''. Objetos com as mais variadas cores e estilos feitos por nada mais nada menos do que garrafas Pet. Duas mulheres que já aderiram essa mais nova tendência disseram que '' no começo nos interessamos mesmo por acha-las bonitinhas e práticas, depois que ouvimos a proposta de sutentabilidade das criadoras arranjamos ainda mais um motivo para virarmos fãs das bolsinhas''
Depois, procurando saber um pouco mais, descobri que a origem desse novo comércio veio da iniciativa de uma das três donas que, ao entrar em um curso sobre reutilização do PET num centro comunitário, viu o quanto poderia ser útil e satisfatório investir nesse novo negócio. Desde então, o grupo vem tentando expandir o negócio com anúncios na internet e também por meio do boca a boca. Dentre os produtos fabricados pelas artesãs é possível encontrar relógios, luminárias, blocos de anotação, baús, porta vinhos e tudo o que a imaginação conseguir produzir.
Além de baratos, originais, práticos e úteis, os produtos ainda vem com a responsabilidade ecológica, o que hoje em dia não passa como um atributo despercebido. Espero realmente que essa tendência se torne cada vez mais comum e atinja um maior numero de pessoas. É com idéias assim que vemos renascer a esperança que tanto buscamos para nosso planeta.
Beatriz Cantão Borges
7_Meet_Novas Formas de Publicidade ?
quinta-feira, 22 de abril de 2010
7_uh!_KIEHL'S ECOBAGS
Podemos ser "eco" sem abrir mão do que amamos. Atitudes a favor do planeta precisam se tornar algo básico, até chegar ao ponto de não precisarmos mais rotular "eco" (a boa notícia é que estamos caminhando para isso!).
A Kiehl's acredita nisso. Entre vários produtos bacanas, já lançou o sabonete orgânico Aloe Vera Biodegradable Liquid Body Cleanser em parceria com Brad Pitty (o lucro é revertido para a fundação do ator, a JPF EcoSystems que apóia iniciativas ambientais).
Por aqui, em homenagem ao dia da Terra, a Kiehl's criou edição limitada da ecobag com ilustração de Chiara Gadaleta (foto1). As bolsas serão oferecidas na compra de três ou mais produtos na loja do Shopping Iguatemi(SP).
Por lá, aliás, tem o eco-bin para devolução de embalagens vazias. A cada cinco produtos devolvidos, mulheres ganham um lip gloss e homens um facial fuel non-shine lip balm (muito bacana tudo isso, não?). Vá lá - e faça sua parte pelo planeta.
http://www.kiehls.com/
http://www.radar55.com.br
Comentário: A preocupação com o meio ambiente chegou aos cosméticos. As empresas se empenham em criar novos produtos sem agredir o planeta.Parcerias como essas , de empresa de cosmeticos com estilistas,motivam os consumidores pensarem no meio ambiente e estarem consumindo produtos de ótima qualidade.
7_Trendseters_Sandálias ,Chinelos,Tênis Gooc
Ao andar pelo centro da cidade , podemos perceber que as pessoas andam se preucupando o planeta e buscando formas de ter um comportamento mais sustentavel .
-Podemos apontar :
1.1-Sandálias ,tênis e chinelos da Gooc . Muitas pessoas do centro da cidade tem usado esses calçados , os quais suas solas de borracha são feitas apartir da reciclagem de pneus .Assim essas pessoas mostram que estão dando um grande passo quanto ao consumo conciente e à preservação da natureza.
Fonte de pesquisa : http//:loja.ecogooc.com
http://loja.ecogooc.com/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=13761&Y=10693489619654&IDCategoria=107198&q=Masculino
O grupo achou muito interessante essa forma de alinhar tecnologia , comportamento e sustentabilidade junto com a necessidade básica do ser humano que é o comforto .
Feito por : Pedro Augusto Fernandes Ferreira
7_FAB_Tendência no Rio, o retrofit
Falta de espaços estratégicos para a construção de empreendimentos comerciais impulsiona a indústria do retrofit, onde a iincorporadora americana Hines segue a tendência, com foco no conceito de sustentabilidade.
A falta de terrenos disponíveis em pontos estratégicos da cidade está levando as grandes incorporadoras a garimpar prédios antigos para fazer retrofit. Um exemplo é o Edifício Castelo, inaugurado no dia 1º de julho pela Hines. Resultado da união dos edifícios Castello e Nilomex, com fachadas e galerias tombadas pelo Patrimônio Histórico e Cultural, o novo prédio Castelo possui 21.459,50 m2 de área construída e 15.520 m2 de área locável e é, hoje, um dos mais modernos prédios comerciais do Centro do Rio de Janeiro. Sua modernização manteve as características arquitetônicas originais, seguindo as orientações do Departamento Geral do Patrimônio Cultural (DGPC).
Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=46461
Comentário:
Os conceitos sustentabilidade, comforto e tecnologia nunca estiveram tão alinhados quando se trata do conceito de retrofit. Ao analisarmos essa tendencia de comportamento no centro do RJ, podemos perceber que as empresas buscam modernizar suas estruturas para gerar um maior conforto para os funcionários, porém devido a indisponibilidade de contruir novas estruturas seja pelo espaço físico indisponível ou por se tratar de patrimónios da nossa história. Essa é um tendência que atinge o centro do RJ, nao modificando o visual porém usando-se da sustentabilidade para gerar comforto e tecnologia para os funcionários das diversas empresas presentes na região. Essa é uma tendência não só do centro do RJ, como de todos os grandes centros do mundo.
Grupo: Alexia Souza e Bruno Esquitine
quarta-feira, 21 de abril de 2010
7 - Blackbird - Trends no Centro: Celulares e mais
Para esta semana, o Blackbird teve que sair do ninho e encontrar alguma(s) tendência(s) no Centro da cidade.
Após um demorado brainstorm do grupo do passáro preto, começamos a perceber a grande quantidade de pessoas usando iPods, bolsas ecológicas e telefones celulares enquanto andavam distraida e/ou rapidamente pelas lotadas ruas numa tarde comum de dia útil.
Então atrelamos nossa busca fotográfica à extensas pesquisas Googlianas a fim de oferecer o melhor conteúdo aos ávidos leitores deste interessante blog.
Isto certamente reflete a crescente preocupação das empresas e, consequentemente, dos consumidores para fazer com que o nosso planeta dure talvez um pouco mais. Logo, novas tecnologias são desenvolvidas pelas empresas e adotadas amplamente no cotidiano de conscientes cidadãos da capital carioca.
O celular eco-amigável ‘Eco’ (SCH-W510) da Samsung Electronics, é o primeiro aparelho de telefone a adquirir o ‘E-MARK’ do Korea Eco Product Institute. Feito com materiais eco-amigáveis contendo 40% de bioplásticos produzidos da goma fermentada do milho. O aparelho ainda está de acordo com as restrições da Comunidade Européia. Suporta chamada de vídeo HSDPA (7.2 Mbps), internet sem fio, câmera de 3 megapixel, Bluetooth.
Com o enorme número de pessoas utilzando telefones celulares, o senhor planeta Terra provavelmente ficaria feliz se todos, ou pelo menos a maioria, optasse por estas novas alternativas ecológicas ao comprar seu próximo celular.
E o verdinho também tem MP3 e cartão de 1GB
E assim finaliza-se o post semanal do desafio proposto ao Blackbird, esperamos que todos tenham tido ótimos momentos de informação, comunicamos que as saídas ficam localizadas do lado esquerdo e não aceitamos devoluções, exceto mediante nota fiscal. Obrigado.
Post por: Jonas Jacques
7.1_Innovators_Comida saudável no Centro (tendência no Centro)
De uns tempos para cá, a preocupação com a saúde e o bem-estar tem aumentado bastante. As pessoas parecem estar mais conscientes, e dispostas a levar uma vida mais saudável.
Comer bem, como todos sabem, é um dos caminhos para se prolongar a vida e melhorar sua qualidade - por isso, a população de hoje está decidida a cuidar de sua alimentação, buscando opções mais saudáveis que explorem as propriedades nutrientes dos alimentos.
Esse discurso do "comer bem" funciona bem na teoria, mas na prática pode ser bem diferente. Para uma pessoa que trabalha no Centro do Rio de Janeiro, por exemplo, e tem cerca de uma hora e meia de almoço, provavelmente a melhor opção de refeição seria a mais rápida, por mais consciência ecológica que essa pessoa tivesse. Isso parece verdade, até darmos um passeio à tarde pelo bairro...
Beterraba, Verde Vício, Sabor Saúde, Bardana's. Esses são alguns dos inúmeros restaurantes vegetarianos espalhados pelo centro da cidade. E para quem pensa que pouca gente gosta de comida orgânica, eles ficam sempre lotados - as vezes a fila de espera vai até a rua.
O restaurante Green, um dos mais indicados por quem frequenta o Centro, fica na Rua do Carmo. Seu cardápio - todo preparado com alimentos naturais - oferece de saladas até a "feijoada vegetariana", a marca registrada do restaurante.
Já o Verde Vício (foto), na Rua da Buenos Aires, oferece a opção de montar um prato com proteínas, carboidratos e legumes escolhidos pelo cliente.
Engraçado pensar que um lugar que tem tudo para ser dominado por fast foods abriga tantos estabelecimentos desse tipo. Parece que as pessoas estão deixando a correria de lado e realmente passando a pensar na saúde. Com isso, pudemos observar que essa tendência do "sustentável", que se traduz na recente preocupação da sociedade com a saúde do meio-ambiente em prol de uma vida mais longa atinge também o setor gastronômico. O Centro do Rio, que é o centro do comércio e onde acontece quase toda a atividade econômica da cidade, pode ser um exemplo de como essa tendência do "ser saudável" influencia o comportamento das pessoas, visto à grande procura por esse tipo de restaurante vegetariano e sua multiplicação constante pelos arredores do bairro.
Fontes:
Centro do Rio de Janeiro - RJ.
Green (Rua do Carmo, 38 - sobreloja)
Verde Vício (Rua Buenos Aires, 22)
Sabor Saúde (Rua da Quitanda, 21)
Bardana's (Praça Ana Amélia, 9)
Beterraba (Rua da Alfândega, 25)
Fotos:
20/04/2010 por Mariana Moreira
Innovators: Ana Luiza Macedo, Mariana Moreira, Maria Martini
sábado, 17 de abril de 2010
7_Innovators_ Anos 90
Parece que a idéia "um dj+um espaço legal+música boa" acabou virando um simplismo, e os produtores de festas têm procurado investir em idéias mais elaboradas, com o objetivo de atrair um público que não se contenta com a mesmice.
De alguns anos para cá, os famosos revivals parecem ter voltado à cabeça das pessoas - tanto dos produtores, como do próprio público. Esse interesse é exemplificado pela imensa quantidade de festas com o tema Anos 90, que vêm tomando conta da programação alternativa da cidade.
A festa Barrados No Baile, que acontece no Cinemateque, em Botafogo, tem como proposta ser "só uma festa anos 90". Os djs destinam seus sets especialmente aos hits da década, e o público completa o repertório - alguns comparecendo fantasiados de personagens que marcaram o período. Na foto a cima, por exemplo, o famoso Mário dos jogos de video-game da Nintendo posa com a musa das revistas masculinas Tiazinha. Ao lado, os rangers preto e vermelho (da série Power Rangers). O próprio nome da festa faz referência à década, pois trata-se da tradução da série americana "Bervelly Hills 90210", que passava na televisão brasileira sob esse título.
Foi também nos arredores da Zona Sul que nasceu a Back to The 90's - talvez a pioneira nesse gênero. Com uma proposta de som mais voltada para o rock, a idéia da festa era relembrar o pior e o melhor dos anos 90. Devido ao sucesso, inúmeros eventos passaram a investir na idéia, dando origem a festas como a Prafrentex 90's, a própria Barrados no Baile, a Alt, e muitas outras que recentemente vem aparecendo pela noite carioca.
Fala-se muito que o revival obedece a um ciclo de 20 anos entre a época em questão e a idolatrada - isso é bem verdadeiro, tanto que foi assim nos anos 90, que resgatou a Disco da década de 70, e em 2000, com a volta do "trash 80's". Estaríamos, então, vivenciando a mais nova fase desse ciclo, onde os 90's ressurgem como febre na noite.
Nota-se também que esse tipo de festa, ao mesmo tempo em que se propõe a resgatar uma época que já passou, acaba deixando subentendido um certo apego pela infatilidade - até porque a maioria dos frequentadores eram crianças no período elogiado. Creio que o que atrai o público é justamente essa tendência de resgatar a infância (ou o chamado Down-aging, observado pela Faith Popcorn), muito mais do que a época em si - é a idéia de reviver a data, e tudo aquilo que ela representou para as pessoas.
Fontes:
Partybusters.org (Créditos da primeira foto: Gabriel Bittencour e Lucas Castello)
Festa Barrados no Baile (criada por Cláudio Macedo)
Down-aging: http://www.faithpopcorn.com/
Por: Ana Luiza Macedo.
sexta-feira, 16 de abril de 2010
5.1_Trendsters_Comportamento ESPM
Caçando tendências na ESPM:
Comentário do Grupo:
Este simpático Sr. é Guilherme Sucena. Aluno do quinto período de Administração, Guilherme é produtor de filmes e um cara ligado ao meio ambiente. Ajuda muitas ongs e está sempre batalhando pela causa verde.
Como vem ao centro todo dia, guilherme decicdiu por deixar seu carro de lado e ir de transporte coletivo. Sua razões são óbivias: É mais confortavel, não tem stress e acima de tudo, "estou poluindo menos o meio ambiente e diminuindo minha pegada ecológica.". Alem disso, guilherme gosta do transporte público porque sempre quer estar conectado no seu blackberry, lendo seus email de trabalho e falando no telefone, atividades que não devem ser feitas enquanto se direge.
Guilherme também faz programa de reciclagem em casa e é um adepto da hora do planeta Toda semana escolhe 1 dia para ficar com todas as luzes deligadas em casa para e com isso, fica lendo um livro a luz de velas.
Mas o que podemos tirar da história de Guilherme é essa idéia de salvarmos o meio ambiente através do uso do transporte público. Alem do mais, hoje nossos onibus e metros estão todos sendo modificados para agredirem menos o meio ambiente.
Outra boa idéia seria a de criar-se o hábito de dar carona aos amigos, pois asssim alem de tirar carros da rua, diminuimos o custo na gasolina e a poluição ao planeta. Melhorando assim os nossos problemas no trânsito e uma super lotação nos transportes públicos.
Por Tomás de Andrade Ramos Pinheiro
___________________________________________________________________
ps: O grupo se confundiu a semana que tinhamos que postar a tendência na ESPM, por isso postei hoje como fomos lembrandos pela professora.
6.4_Innovators_Air Umbrella
Os designers Je Sung Park e Jung Woo Know criaram um guarda-chuva de ar. O produto-conceito funciona através de um cabo, que solta um forte jato de ar para cima, formando uma "cortina" de ar, jogando as gotas de chuva para longe.
A intensidade do ar do guarda-chuva pode ser ajustada, de acordo com a chuva, assim como o tamanho do bastão. O produto também é considerado eco-friendly, pois diminui a quantidade de plástico utilizada na criação de guarda-chuvas normais, assim como a quantidade daqueles saquinhos plásticos para colocar o guarda-chuva molhado.
Fonte: http://www.yankodesign.com/2010/01/12/try-air-to-stay-dry/
quinta-feira, 15 de abril de 2010
5_Innovators_Novas Linguagens (tendência na ESPM)
Por seu caráter minimalista e proposta de linguagem simplificada ao máximo (disponibilizando apenas 140 caractéres para cada mensagem a ser postada), em uma primeira impressão o Twitter parecia não apresentar um público-alvo bem definido, deixando os pesquisadores das redes de comunicação na dúvida sobre o nicho que se propunha a atingir. Mas, em pouco tempo, a nova rede conseguiu atrair milhões de membros através do mundo - e especialmente no Brasil - transformando esse formato simplificado de comunicação em uma tendência.
Com relação à ESPM-RJ, é óbvio que os alunos da nossa escola não ficariam de fora do Twitter - até mesmo nos tempos em que ele podia ser chamado de "novidade". O que chamou a atenção para a pauta deste trabalho foi o fato de não só os alunos, como também a própria faculdade vem usando o microblogging como ferramenta de trabalho.
A biblioteca da ESPM, por exemplo, possui seu perfil no twitter, onde divulga novidades sobre literatura, links para seu site e para blogs relacionados a assuntos pertinentes às aulas. O aluno que tiver uma dúvida pode, por exemplo, usufruir de seu tempo navegando na internet e simplesmente enviar uma mensagem para o perfil da @bibliotecaespm, e receber uma resposta direta.
Pode-se dizer que 90% dos alunos da ESPM possuem perfil pessoal no Twitter - indo mais além, pode-se dizer ainda que esses alunos estão conectados uns aos outros através dessa rede, mesmo que indiretamente.
O uso do Twitter como ferramenta de comunicação influencia no comportamento das pessoas, pois ressalta o caráter instantâneo da internet, cirando uma linguagem nova, mais direta, precisa e sucinta. Através dele, como descrito a cima, os usuários (nesse caso, os alunos da ESPM) podem usufruir do conforto de suas casas ou de seu ambiente de trabalho para se comunicar, sem precisa gastar tempo e se deslocar fisicamente de um espaço para buscar uma resposta. De certa forma, essa tendência pode contribuir para a sustentabilidade, se o termo for pensado do ponto de vista da aproximação dos indivíduos e do encurtamento das distâncias entre informação e receptor - o que em parte contribui para um maior número de pessoas tenha acesso à informação e dessa forma seja capaz de mobilizar um público para uma ação que contribua para a sociedade.
Fontes de pesquisa:
Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ
Bibliografia dada em aula
Fotos: Entrada ESPM-RJ; Mural da Biblioteca ESPM, 3° andar (Tiradas em 13.01.2010 por Ana Luiza Macedo)
Innovators: Ana Luiza Macedo, Mariana Moreira, Maria Martini