Pesquisar este blog

Blog da Disciplina de Introdução a Análise de Tendências - ESPM Rio - 2010/1 Esta é uma ferramenta criada para que possamos nos comunicar e trocar experiências interessantes sobre coolhunting. O blog servirá como forma de conectar a turma e para que possamos expor nossas atividades e pesquisas.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

6_Innovators_Gosto pelo amadorismo

A marca LOMO é a grande sensação para os aficcionados em fotografia analógica. Desenvolvida na União Soviética na década de 1980, tratava-se de uma câmera simples - pequena, automática, feita para as massas - cuja capacidade de auto-exposição, geralmente encontrada só em câmeras profissionais, permitia que funcionasse em todas as condições de luz produzindo imagens noturnas cheias de luzes e cores. Mas o que chamou mesmo a atenção popular foi sua capacidade de fotografar imagens em grande-angular - imagens em formato arredondado, que permitem uma enquadramento diferenciado da paisagem.

Cerca de 30 anos depois de seu boom, a LOMO ressurge no mercado. A empresa Lomography - responsável pela marca - por sua vez se mostra super otimista com essa volta, e atualmente vem disponibilizando modelos mais modernos, com algumas adaptações.

No entanto, esse moderno diz respeito à mentalidade do consumidor, e não à estética ou tecnologia digital.
Veja a foto a cima, do famoso modelo Diana F+ em versão customizada, relançado a pouco tempo pela LOMO. O design do modelo original foi perfeitamente conservado, mudando-se apenas as cores - que diga-se de passagem, deu a ela uma aparência bastante infantil e remete um tanto aos anos 80.
Isso porque o vintage é justamente o que atrai os compradores, que estão na verdade à procura de modelos com o design clássico da câmera, e pouco se importam com o quão antigo e ultrapassado esse modelo pode parecer.

À direita, a foto mostra um outro lançamento da marca - a Fisheye 2. Trata-se de uma câmera mais moderna, que possui um visor de imagens e flash adicional. Mas - citando o próprio anúncio do modelo - "continua com sua mágica imagem distorcida das coisas".

O fato é que, quem está a procura de uma LOMO, está interessado na estética proporcionada pela técnica que este tipo de máquina fotografica apresenta. Ao passo que a fotografia digital se desenvolveu a partir da necessidade das pessoas em registrar imagens em tempo real, a fotografia analógica investe na idéia de portabilidade, se esforçando para proporcionar a seus adeptos recursos que facilitem a prática dentro dos padrões analógicos, porém reforçando o caráter de amadorismo tão visado pelos consumidores.


Fontes:
Anúncio da LOMO Fisheye 2
História da câmera LOMO (artigo na revista STUFF)

Por Ana Luiza Macedo.

2 comentários:

  1. Professora, queria pedir desculpas por não termos postado sobre o comportamento dentro da ESPM.
    A semana passada chuvosa acabou impedindo que eu fosse à faculdade, e o nosso grupo acabou ficando meio prejudicado.
    Pelos comments nos posts eu vi que vc permitiu que alguns grupos repostassem essa semana. O Innovators pode fazer esse post do dia 7 essa semana?

    Bjs, Ana Luiza!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana
    Vocês ficaram sem dois posts na P1: o primeiro e o quinto. A nota de vocês será prejudicada, apesar de terem feito dois posts adicionais.

    Postem o da ESPM mesmo com atraso.
    Abs
    Caroline

    ResponderExcluir