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Por seu caráter minimalista e proposta de linguagem simplificada ao máximo (disponibilizando apenas 140 caractéres para cada mensagem a ser postada), em uma primeira impressão o Twitter parecia não apresentar um público-alvo bem definido, deixando os pesquisadores das redes de comunicação na dúvida sobre o nicho que se propunha a atingir. Mas, em pouco tempo, a nova rede conseguiu atrair milhões de membros através do mundo - e especialmente no Brasil - transformando esse formato simplificado de comunicação em uma tendência.
Com relação à ESPM-RJ, é óbvio que os alunos da nossa escola não ficariam de fora do Twitter - até mesmo nos tempos em que ele podia ser chamado de "novidade". O que chamou a atenção para a pauta deste trabalho foi o fato de não só os alunos, como também a própria faculdade vem usando o microblogging como ferramenta de trabalho.
A biblioteca da ESPM, por exemplo, possui seu perfil no twitter, onde divulga novidades sobre literatura, links para seu site e para blogs relacionados a assuntos pertinentes às aulas. O aluno que tiver uma dúvida pode, por exemplo, usufruir de seu tempo navegando na internet e simplesmente enviar uma mensagem para o perfil da @bibliotecaespm, e receber uma resposta direta.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEikAu7DcJMgkmVblWfHgBq_3DJEUkHOiCB7KTPzA5Ajx3RdeFxrOVQgiIdiLq3mrGZpRB5S8cTKhdB3luCa2Yv1mrUs0vJVV90-MvA_oOl6oT4x0qx39vMbbLz23qdN4ybwo2BjMNmex5c/s400/100415_114709.jpg)
Pode-se dizer que 90% dos alunos da ESPM possuem perfil pessoal no Twitter - indo mais além, pode-se dizer ainda que esses alunos estão conectados uns aos outros através dessa rede, mesmo que indiretamente.
O uso do Twitter como ferramenta de comunicação influencia no comportamento das pessoas, pois ressalta o caráter instantâneo da internet, cirando uma linguagem nova, mais direta, precisa e sucinta. Através dele, como descrito a cima, os usuários (nesse caso, os alunos da ESPM) podem usufruir do conforto de suas casas ou de seu ambiente de trabalho para se comunicar, sem precisa gastar tempo e se deslocar fisicamente de um espaço para buscar uma resposta. De certa forma, essa tendência pode contribuir para a sustentabilidade, se o termo for pensado do ponto de vista da aproximação dos indivíduos e do encurtamento das distâncias entre informação e receptor - o que em parte contribui para um maior número de pessoas tenha acesso à informação e dessa forma seja capaz de mobilizar um público para uma ação que contribua para a sociedade.
Fontes de pesquisa:
Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ
Bibliografia dada em aula
Fotos: Entrada ESPM-RJ; Mural da Biblioteca ESPM, 3° andar (Tiradas em 13.01.2010 por Ana Luiza Macedo)
Innovators: Ana Luiza Macedo, Mariana Moreira, Maria Martini
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