Pesquisar este blog

Blog da Disciplina de Introdução a Análise de Tendências - ESPM Rio - 2010/1 Esta é uma ferramenta criada para que possamos nos comunicar e trocar experiências interessantes sobre coolhunting. O blog servirá como forma de conectar a turma e para que possamos expor nossas atividades e pesquisas.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Núcleo de Estudos do Varejo - ESPM

Este blog é destinado à comunidade de interesse sobre varejo, formada por alunos, ex-alunos, professores e funcionários de empresas e parceiros do Retail Lab, o laboratório de varejo do Núcleo de Estudos do Varejo da ESPM.

No Varejo, ser sustentável é a prioridade



Hoje é Dia Mundial da Água e é cada vez mais comum ouvirmos a respeito da necessidade da preservação e do consumo consciente. A sustentabilidade passou a ser pauta no varejo e os consumidores, ao sair às compras, procuram com mais frequencia informações sobre as empresas que pretendem adquirir os produtos e quais ações estão fazendo em prol do meio ambiente.


Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) um terço da população mundial tem até 25 anos, e essa é uma geração que cresceu ouvindo a respeito da sustentabilidade e num futuro próximo terá plena capacidade de ditar à indústria o que prefere consumir.

O varejo já percebeu essa tendência e tem equipado e construído lojas ecologicamente corretas. No Brasil, o Walmart tem 6 e o Pão de Açúcar tem 5 lojas ecoeficientes.

Com algumas medidas simples como torneiras automáticas, vasos sanitários com caixa acoplada e vazão dupla a redução chega a 40% do consumo de água em relação a uma loja tradicional, é uma economia de 2,52 mil m³ anuais.

Comentário:

Podemos concluir que no mundo do varejo ser sustentável é prioridade, além de melhor posicionar a marca no mercado, o retorno do investimento é percebido em crescimento de vendas e qualidade de vida.

Um comentário:

  1. Jacqueline e StartFragment

    O post de vocês está com problemas. O primeiro deles é em relação ao nome (por favor, leiam as orientações sobre como postar). Segundo, qualquer tendência que falarmos aqui no blog tem que estar ligada a um comportamento humano, alguma coisa que seja cool e que tenha a ver com os 3 temas propostos para este trabalho. O fato do varejo estar preocupado com economizar e se tornar sustentável não está ligado a uma tendência ou comportamento cool dentro da ESPM e não tem ligação com o comportamento humano.

    Por favor, refaçam o nome do post e na próxima semana procurem se ater ao que foi solicitado. Espero do grupo um novo post sobre um tendência dentro da ESPM na próxima semana.

    Abs
    Caroline

    ResponderExcluir