De uns tempos para cá, a preocupação com a saúde e o bem-estar tem aumentado bastante. As pessoas parecem estar mais conscientes, e dispostas a levar uma vida mais saudável.
Comer bem, como todos sabem, é um dos caminhos para se prolongar a vida e melhorar sua qualidade - por isso, a população de hoje está decidida a cuidar de sua alimentação, buscando opções mais saudáveis que explorem as propriedades nutrientes dos alimentos.
Esse discurso do "comer bem" funciona bem na teoria, mas na prática pode ser bem diferente. Para uma pessoa que trabalha no Centro do Rio de Janeiro, por exemplo, e tem cerca de uma hora e meia de almoço, provavelmente a melhor opção de refeição seria a mais rápida, por mais consciência ecológica que essa pessoa tivesse. Isso parece verdade, até darmos um passeio à tarde pelo bairro...
Beterraba, Verde Vício, Sabor Saúde, Bardana's. Esses são alguns dos inúmeros restaurantes vegetarianos espalhados pelo centro da cidade. E para quem pensa que pouca gente gosta de comida orgânica, eles ficam sempre lotados - as vezes a fila de espera vai até a rua.
O restaurante Green, um dos mais
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh30R6Z1SAxhSz_IPXImD2saQtbyDqGNMlZ-RRgX1NQCRcQCD732a3r4m9V2ItxZc7Nv-EPMP2bWLcmhcV1wdpzhSvRCQppp4iY1N6rDmZRv1p9Pyf8iPeLmr4mRec2lXJh6xVWFUXg1FI/s320/l4-verde-vicio.jpg)
Já o Verde Vício (foto), na Rua da Buenos Aires, oferece a opção de montar um prato com proteínas, carboidratos e legumes escolhidos pelo cliente.
Engraçado pensar que um lugar que tem tudo para ser dominado por fast foods abriga tantos estabelecimentos desse tipo. Parece que as pessoas estão deixando a correria de lado e realmente passando a pensar na saúde. Com isso, pudemos observar que essa tendência do "sustentável", que se traduz na recente preocupação da sociedade com a saúde do meio-ambiente em prol de uma vida mais longa atinge também o setor gastronômico. O Centro do Rio, que é o centro do comércio e onde acontece quase toda a atividade econômica da cidade, pode ser um exemplo de como essa tendência do "ser saudável" influencia o comportamento das pessoas, visto à grande procura por esse tipo de restaurante vegetariano e sua multiplicação constante pelos arredores do bairro.
Fontes:
Centro do Rio de Janeiro - RJ.
Green (Rua do Carmo, 38 - sobreloja)
Verde Vício (Rua Buenos Aires, 22)
Sabor Saúde (Rua da Quitanda, 21)
Bardana's (Praça Ana Amélia, 9)
Beterraba (Rua da Alfândega, 25)
Fotos:
20/04/2010 por Mariana Moreira
Innovators: Ana Luiza Macedo, Mariana Moreira, Maria Martini
Nenhum comentário:
Postar um comentário