Pesquisar este blog

Blog da Disciplina de Introdução a Análise de Tendências - ESPM Rio - 2010/1 Esta é uma ferramenta criada para que possamos nos comunicar e trocar experiências interessantes sobre coolhunting. O blog servirá como forma de conectar a turma e para que possamos expor nossas atividades e pesquisas.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

8 - Uh! - Como customizar, reutilizar e personalizar sua casa

Refletindo um movimento de “volta ao campo”, os móveis tendem a mudar a cara de um apartamente na cidade para uma casa afastada dela. Assim, não basta apenas serem retro ou vintage, mas sim customizados, reutilizados e personalizados. Isso engloba tanto a compra de móveis ecologicamente corretos – madeiras reutilizadas –, também o “faça você mesmo”, além da compra destes em brechós e vendas na internet.




Seguindo essa tendência, lojas de departamento como a Tok&Stok e a Ikea lançaram linhas de móveis clássicos e românticos, e principalmente acessíveis aos diversos níveis de consumidores que desejam aderir a esse look. As duas marcas têm linhas de produtos inteiramente de materias reciclados como algodão eco-friendly e madeira reflorestada. Mesmo assim, a Ikea não parou por ai; a loja ainda mantem programas de assistência de agricultura familiar - de algodão - na Índia e no Pasquistão.


Também é possível achar sites da internet que ensinam como mudar a cara de uma velha poltrona – desde como mudar o estofado de maneira simples ou criar um visual “velho” a peça. Ótimos exemplos são o DoItYouself.com, que posta videos explicativos sobre qualquer tipo de mudança que queira fazer em sua casa; e o Make-Stuff.com, que vende suas técnicas de decoração.

Fontes: Ikea.com
Tokstok.com.br


A iniciativa dessas grandes lojas de departamento de incentivar o uso consiente de materias e produtos é louvável. Principalmente a noção de que o problema não está apenas nos centros urbanos, mas em outras áreas e países. Além disso, parcebe-se uma tendência de ruralização e uma visão voltada para a comunidade local.


Postado por Anna Clara Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário