![](http://1.bp.blogspot.com/_S_b_eddnHjE/S9pD8yu5Y4I/AAAAAAAAADo/5yV93Bri5JU/s320/213_648-Mercado.jpg)
MERCADO DOS ARCOS VI
A sustentabilidade e opções gratuitas de entretenimento continuam sendo marcas registradas do Mercado dos Arcos, que chega a sua sexta edição no dia 28 de fevereiro (domingo), na Praça dos Arcos, na Lapa.
Quem visitar a edição pós-Carnaval do Mercado dos Arcos poderá, além de comprar produtos sustentáveis e orgânicos, participar de uma oficina com a renomada designer Mana Bernardes e assistir aos shows musicais da banda Galocantô e do cantor e compositor Rogê.
As crianças também contam com programação especial: uma oficina de malabares com um espetáculo surpresa no final.
- Sustentável
Disponível ao público das 14h às 19h. Nas barracas de artigos orgânicos filiadas à ABIO – Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro -, os visitantes encontram verduras, legumes, frutas, laticínios de cabra, ervas aromáticas e medicinais, doces, geléias e biscoitos livres de produtos químicos.
Também estará presente a Rede Asta, rede de venda direta de produtos de economia solidária formada por 32 grupos que produzem mais de 150 objetos diferentes, de alta qualidade e bom gosto, com valores a partir de R$ 7. Ao todo, 672 artesãos são beneficiados diretamente.
- O Projeto
O Mercado dos Arcos tem como proposta promover a ocupação diurna da Lapa, aos domingos. O projeto está alinhado com o LAPA LEGAL da Prefeitura da cidade, que pretende promover o ordenamento urbano e as potencialidades do bairro.
Com realização da SRCOM, o Mercado dos Arcos conta com patrocínio da Claro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, via Secretaria Estadual de Cultura (Lei de Incentivo à Cultura) e parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, via Secretaria Municipal de Cultura.
- Comentário: O projeto Mercado dos Arcos tem como principal objetivo a revitalização do bairro da Lapa, afim de que as pessoas, não só turistas, mas também a população fluminense freqüente o local no período diurno dos finais de semana, principalmente aos domingos. Este tipo de programa, que se baseia na "revitalização sustentável" de áreas antigas e históricas de cidades já se tornou uma tendência, não só no Brasil, como também no exterior, como por exemplo em Belém do Pará e Buenos Aires, capital argentina, onde seus governos reformaram suas áreas portuárias introduzindo atrativos com a intenção de trazer pessoas para freqüentar estes locais. Com isso, podemos dizer que com este projeto uma nova tendência foi inventada, onde as pessoas passam a ver estas áreas revitalizadas como pontos turísticos e passam a freqüentá-las.
POSTADO POR THOMÁS LIMA TRINDADE
Nenhum comentário:
Postar um comentário