8_Panteras Digitais_Móveis Demolição
Devido à queda do café, as fazendas que o produziam foram abandonadas, e como a maioria era construída com madeira, muito desse material ficou sem uso. Sendo assim, alguns arquitetos aproveitram a idéia e criaram móveis com essa madeira de demolição, o que da um ar "vintage" aos objetos.
O conceito inclui material que apresente marcas de pregos, parafusos, tintas e verniz, pois a madeira registra as ações do homem e, mesmo assim, o móvel mantém a aparência rústica com um certo aspecto de aconchego contemporâneo. “O aumento da demanda está evidente, porque aliamos estilo a uma verdadeira atitude de preservação do meio ambiente, uma vez que não desmatamos e sim, reciclamos”, completa Eugélia, empreendedora que revende para o sudeste do Brasil e exporta para países como Inglaterra e Israel.
A madeira mais utilizada é a "Peroba Rosa", pois é dura e amarga, por isso não atrai cupim. Sua resistência é tanta que as casas do campo ou da cidade tem mais de 50 anos e mesmo assim podem dar origem a móveis que vão durar outros 50 anos. O importante do aproveitamento das madeiras de demolição é a contribuiço que elas oferecem para o meio ambiente, já que assim, não se desmata para construir, utilizando-se o que já existe. Rhaiza Araujo
Nenhum comentário:
Postar um comentário