![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsrCqv-FhyNNZwAfyXwj4AiN8-Gaq7r86ZMlMf4l73x61UjFTjwwjtyoM10r7NoWIgmtb5c_SJj-mhMpIG-RPalnRAVYEFdHwbb64EAYwaAlKVfvh9b83RHFL6Km9ov80Cy7uHg2GBXYA/s320/71.jpg)
Parece que a idéia "um dj+um espaço legal+música boa" acabou virando um simplismo, e os produtores de festas têm procurado investir em idéias mais elaboradas, com o objetivo de atrair um público que não se contenta com a mesmice.
De alguns anos para cá, os famosos revivals parecem ter voltado à cabeça das pessoas - tanto dos produtores, como do próprio público. Esse interesse é exemplificado pela imensa quantidade de festas com o tema Anos 90, que vêm tomando conta da programação alternativa da cidade.
A festa Barrados No Baile, que acon
Foi também nos arredores da Zona Sul que nasceu a Back to The 90's - talvez a pioneira nesse gênero. Com uma proposta de som mais voltada para o rock, a idéia da festa era relembrar o pior e o melhor dos anos 90. Devido ao sucesso, inúmeros eventos passaram a investir na idéia, dando origem a festas como a Prafrentex 90's, a própria Barrados no Baile, a Alt, e muitas outras que recentemente vem aparecendo pela noite carioca.
Fala-se muito que o revival obedece a um ciclo de 20 anos entre a época em questão e a idolatrada - isso é bem verdadeiro, tanto que foi assim nos anos 90, que resgatou a Disco da década de 70, e em 2000, com a volta do "trash 80's". Estaríamos, então, vivenciando a mais nova fase desse ciclo, onde os 90's ressurgem como febre na noite.
Nota-se também que esse tipo de festa, ao mesmo tempo em que se propõe a resgatar uma época que já passou, acaba deixando subentendido um certo apego pela infatilidade - até porque a maioria dos frequentadores eram crianças no período elogiado. Creio que o que atrai o público é justamente essa tendência de resgatar a infância (ou o chamado Down-aging, observado pela Faith Popcorn), muito mais do que a época em si - é a idéia de reviver a data, e tudo aquilo que ela representou para as pessoas.
Fontes:
Partybusters.org (Créditos da primeira foto: Gabriel Bittencour e Lucas Castello)
Festa Barrados no Baile (criada por Cláudio Macedo)
Down-aging: http://www.faithpopcorn.com/
Por: Ana Luiza Macedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário